segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Suplementos à base de nitratos aumentam performance desportiva

Especialistas recomendam cenoura, espinafre e outros vegetais 
Alimentos ricos em nitratos
Muitos atletas e praticantes de atividade física, tanto ocasionais como frequentes, têm dúvidas em relação à suplementação desportiva. Qual é mais eficaz no aumento do rendimento? Que efeitos colaterais pode ter? Quais os produtos mais aconselhados e como devem ser tomados?
No recente PRACTICE realizado em Lisboa, Portugal, médicos, fisioterapeutas e outros especialistas em atividades físicas, recomendaram dietas à base de nitratos para melhorar a resistência dos atletas pressionais e amadores. O nitrato proporciona ao desportista uma melhor capacidade de distribuição de oxigênio em exercícios de intensidade moderada e reforça a tolerância ao exercício de alta intensidade.
De acordo com pesquisas realizadas e apresentadas no congresso, em atletas de alta competição de atletismo, a suplementação à base de nitrato aumentou o rendimento em 1,5 por cento, com um tempo limite de corrida 14 segundos inferior ao testado sem este aditivo. Nos ciclistas, este aumento foi de 0,8 por cento.
O PRACTICE é uma organização interdisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas e especialistas em educação física que se dedicam a estudar a aplicação do exercício físico na prevenção da doença, a sua possível atuação em indivíduos em risco ou portadores de patologia, e os seus efeitos na reabilitação. Confira no site do PRATICE.